Secretaria de Educação realizou a última etapa do soletrando

Alunos de 1ª a 5ª série, do ensino fundamental das escolas municipais de Imaruí participaram da etapa final do soletrando, que aconteceu nesta quinta-feira (16), no Ginásio Municipal de Esportes. Participaram da competição seis escolas municipais, a quais são elas, E.E.F.M. Prof. Larice Cavalcante Caldas (Aratingaúba), E.E.F.M. Pref. Portinho Bittencourt (Centro), E.E.F.M. Padre Itamar Luís da Costa (Ponta Grossa), E.E.F.M. José Tomás Ribeiro (Cangueri de Fora), E.E.F.M. Guilhermina     Ana Pereira (Sítio Novo) e a E.E.F.M.V. Osvaldo de Souza Siqueira (Rio D’uma).

As regras utilizadas na competição foram: O aluno soletra a palavra e após fala a palavra inteira; critério para acentuação (acento agudo, circunflexo, cedilha, etc.); se o aluno não ouvir corretamente, o orador tem que repetir a palavra até duas vezes; o aluno tem o direito de pedir o significado das palavras e também de pedir aos jurados para que apliquem a palavra em uma frase; em caso de empate um dos jurados sorteará outra palavra para que o aluno soletre.

A jurada e professora Viviane Fernandes, explicou que o objetivo do evento é a valorização da Língua Portuguesa e sua maneira correta de utilização.

A secretaria de educação, Maria do Carmo, destacou que “outro objetivo é promover a interação entre alunos, tanto na torcida, quanto trabalhando conteúdos como um competição como o soletrando, ou seja, na prática e não apenas os conteúdos de conceito”.

Segundo o Prefeito Manoel Viana,  “A competição cultural é saudável para os alunos, tendo em vista que cada um deles possa observar a importância do hábito da leitura, seja na escola, ou para o desenvolvimento de suas competências e habilidades no dia a dia”.

Para a estudante da 4ª série, Stefany Cândido, “apesar do nervosismo foi muito bom participar, pretendo participar novamente das próximas edições do soletrando nas escolas.”

O evento premiou os primeiros cinco colocados. Iasmim Espindola de Moraes da 1ª série da escola Osvaldo de Souza Siqueira, Lívia da Silva da 2ª série da escola Portinho Bittencourt, Rafael Éric da Silva da 3ª série da escola José Tomás Ribeiro, Stefany C. Cândido da 4ª série da escola Portinho Bittencourt, e a, Auanny Vilhalba Corrêa da 5ª série da escola Osvaldo de Souza Siqueira.

Os vencedores receberam das mãos dos secretários municipais, um aparelho eletrônico (Tablet).