Audiência pública em Imaruí para discutir o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que aconteceria nesta sexta-feira (1) foi prorrogada
A Audiência Pública promovida pela Prefeitura de Imaruí que aconteceria nesta sexta-feira, 1 para a apresentação do diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos no município foi prorrogado para o dia 6 de agosto devido ao auditório da Câmara de Vereadores está sendo reformado.
O diagnóstico, é um estudo que será mostrado à população, um levantamento de como hoje é feito a coleta e destinação final do lixo hospitalar, domiciliar, capina e resíduos de pescado na cidade. A pesquisa que resultou neste diagnóstico foi elaborada pela SC Engenharia e Geotecnologia RNE Ambiental, empresa que presta consultoria para a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).
A Prefeitura de Imaruí irá apresentar o diagnóstico à sociedade – lideranças populares e dirigentes de entidades de classe (CDL, ACII) – com o objetivo de receber propostas para o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. De acordo com os estudos preliminares já organizados, hoje na cidade, herança de governos anteriores, os resíduos sólidos domiciliares são coletados por empresa terceirizada (Serrana Engenharia), que é responsável pela coleta, transporte e destinação final. O destino final é o aterro sanitário que se localiza no município de Pescaria Brava.
Na cidade o lixo hospitalar é coletado por empresa especializada (Zin Ata) que também, além da coleta, realiza o transporte e a destinação final. A destinação final é feita por incineração em um local adequado.
Atualmente não existe destino adequado no município para os resíduos de construção civil, capina e resíduos de pescado e é este uma das ações que o documento final do plano – elaborado pelo poder público, segmentos envolvidos em todo o processo e a sociedade – irá definir. O principal objetivo da Prefeitura de Imaruí é em conjunto com toda a população elaborar uma coleta e destinação adequada do lixo da cidade, “Iremos promover o desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É um plano de desenvolvimento da cidade que não esgota os recursos para o futuro, que leva em conta o meio ambiente”, afirma o Prefeito Manoel Viana.
Após a audiência será elaborado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos sólidos que posteriormente será apresentado à população, através de uma nova audiência pública. Qualquer cidadão pode acessar as informações através do site da www.amurel.org.br no link Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.