Grupo “rendas de Imaruí” vai expor seus produtos na Copa do Mundo

O grupo “rendas de Imaruí/SC”, composto por aproximadamente 15 mulheres que produzem rendas de bilro, foi selecionado para participar de um show room em São Paulo, para exposição e comercialização de suas rendas, no grande evento da Copa do Mundo FIFA 2014, através do projeto Brasil Original, do Sebrae.

O grupo “rendas de Imaruí/SC” foi um projeto iniciado em 2011, pelo instituto de políticas públicas e sociais (IPPS), que contou com a valorização da renda de bilro no município. O projeto foi muito além, e chegou a levar o grupo em diversas apresentações locais e regionais de artesanato. O grupo comercializa seus produtos na região e também na capital, e chegou a vender peças para o Japão e França. Atualmente, o grupo é assessorado e incentivado pela Prefeitura de Imaruí, que está dando total apoio na participação de eventos e divulgação da cultura do município.

Segundo o site do Sebrae, esse projeto tem como meta aproveitar a enorme visibilidade que o país ganhará nos próximos anos com a realização dos grandes eventos esportivos como a Copa das Federações, que já ocorreu em 2013, e principalmente para a Copa do Mundo da FIFA 2014. “O projeto não se limita à venda de peças, mas também promove a nossa cultura por meio do que é produzido pelos nossos artesãos em todas as regiões”, afirma o coordenador nacional da carteira de artesanato do Sebrae, Maurício Tedeschi.

Entre aproximadamente mil e quinhentas inscrições em todo país, apenas quarenta e nove artesãos e artesãs foram selecionados. Entre os 49 escolhidos, o grupo “rendeiras de Imaruí – Santa Catarina” também está na lista, junto de mais 12 artesãos e artesãs catarinenses, totalizando uma participação de 13 grupos ou artesãos catarinenses no evento.

Segundo a Coordenadora de Administração e Finanças da Prefeitura de Imaruí, Sabrina Feliciano, que assessora o grupo das mulheres rendeiras, o município de Imaruí possuí o maior número de rendeiras de bilro, vivas, e atuantes de todo o país, apurado por dados estatísticos de órgãos nacionais.

“O município de Imaruí fica maravilhosamente grato por contar com esse grupo de mulheres que produzem a renda de bilro, que fortalece a herança cultural de Imaruí. Todo ano, alunos dos EUA, da Universidade de Maryland, vem visitar Imaruí e observar o grupo, e saem cativados e admirados daqui. Essa é mais uma iniciativa e parceria que visa a propagação da cultura local em todo território Nacional.” – Diz o Prefeito de Imaruí, Manoel Viana.