Lei Complementar 043/2017

Tipo: Lei Complementar
Ano: 2017
Data da Publicação: 12/09/2017

EMENTA

  • ESTABELECE A POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE IMARUÍ E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Integra da Norma

LEI COMPLEMENTAR Nº 43, DE 12 DE SETEMBRO DE 2017.

 

ESTABELECE A POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE IMARUÍ E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

RUI JOSÉ CANDEMIL JÚNIOR, Prefeito Municipal de Imaruí, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município de Imaruí, faz saber que a Câmara Municipal aprova e ele sanciona a seguinte Lei:

 

CAPÍTULO I

DA POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

 

Seção I

Das Disposições Preliminares

 

Art. 1º A Política Municipal de Saneamento Básico reger-se-á pelas disposições desta Lei, de seus regulamentos e das normas administrativas deles decorrentes e tem por finalidade assegurar a proteção da saúde da população e a salubridade do meio ambiente urbano e rural, além de disciplinar o planejamento e a execução das ações, obras e serviços de saneamento básico do Município.

 

Art. 2º Para os efeitos desta Lei considera-se:

 

I – saneamento básico: conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:

 

a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;

 

b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente;

 

c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;

 

d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

 

II – universalização: ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios ocupados ao saneamento básico;

 

III – controle social: conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico;

 

IV – subsídios: instrumento econômico de política social para garantir a universalização do acesso ao saneamento básico, especialmente para populações e localidades de baixa renda;

 

V – localidade de pequeno porte: vilas, aglomerados rurais, povoados, núcleos, lugarejos e aldeias, assim definidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 

Art. 3º Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

 

Parágrafo único. A utilização de recursos hídricos na prestação de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos líquidos, é sujeita a outorga de direito de uso, nos termos da Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997.

 

Art. 4º Não constitui serviço público a ação de saneamento executada por meio de soluções individuais.

 

Art. 5º Compete ao Município organizar e prestar direta ou indiretamente os serviços de saneamento básico de interesse local.

 

§ 1º Os serviços de saneamento básico deverão integrar-se com as demais funções essenciais de competência municipal, de modo a assegurar prioridade para a segurança sanitária e o bem-estar de seus habitantes.

 

§ 2º A prestação de serviços públicos de saneamento básico no Município poderá ser realizada por:

 

I – órgão ou pessoa jurídica pertencente à Administração Pública municipal, na forma da legislação;

 

II – pessoa jurídica de direito público ou privado, desde que atendidos os requisitos da Constituição Federal e da Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007.

 

Seção II

Dos Princípios

 

Art. 6º A Política Municipal de Saneamento Básico orientar-se-á pelos seguintes princípios:

 

I – universalização do acesso;

 

II – integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

 

III – abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;

 

IV – disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

 

V – adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais;

 

VI – articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante;

 

VII – eficiência e sustentabilidade econômica;

 

VIII – utilização de tecnologias apropriadas, considerando a capacidade de pagamento dos usuários e a adoção de soluções graduais e progressivas;

 

IX – transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;

 

X – controle social;

 

XI – segurança, qualidade e regularidade;

 

XII – integração das infraestruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos.

 

Seção III

Dos Objetivos

 

Art. 7º São objetivos da Política Municipal de Saneamento Básico:

 

I – contribuir para o desenvolvimento e a redução das desigualdades locais, a geração de emprego e de renda e a inclusão social;

 

II – priorizar planos, programas e projetos que visem à implantação e ampliação dos serviços e ações de saneamento básico nas áreas ocupadas por populações de baixa renda;

 

III – proporcionar condições adequadas de salubridade sanitária às populações rurais e de pequenos núcleos urbanos isolados;

 

IV – assegurar que a aplicação dos recursos financeiros administrados pelo poder público dê-se segundo critérios de promoção da salubridade sanitária, de maximização da relação benefício-custo e de maior retorno social;

 

V – incentivar a adoção de mecanismos de planejamento, regulação e fiscalização da prestação dos serviços de saneamento básico;

 

VI – promover alternativas de gestão que viabilizem a autosustentação econômica e financeira dos serviços de saneamento básico, com ênfase na cooperação com os governos estadual e federal, bem como com entidades municipalistas;

 

VII – promover o desenvolvimento institucional do saneamento básico, estabelecendo meios para a unidade e articulação das ações dos diferentes agentes, bem como do desenvolvimento de sua organização, capacidade técnica, gerencial, financeira e de recursos humanos contemplados as especificidades locais;

 

VIII – fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, a adoção de tecnologias apropriadas e a difusão dos conhecimentos gerados de interesse para o saneamento básico;

 

IX – minimizar os impactos ambientais relacionados à implantação e desenvolvimento das ações, obras e serviços de saneamento básico e assegurar que sejam executadas de acordo com as normas relativas à saúde, à proteção do meio ambiente, ao uso e ocupação o solo.

 

Seção IV

Das Diretrizes Gerais

 

Art. 8º A execução da Política Municipal de Saneamento Básico será de competência do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE, que distribuirá de forma transdisciplinar e todas as secretarias e órgão da Administração Municipal respeitada as suas competências.

 

Art. 9º A formulação, implantação, funcionamento e aplicação dos instrumentos da Política Municipal de Saneamento Básico orientar-se-ão pelas seguintes diretrizes:

 

I – valorização do processo de planejamento e decisão sobre medidas preventivas ao crescimento caótico de qualquer tipo, objetivando resolver problemas de dificuldade de drenagem e disposição de esgotos, poluição e a ocupação territorial sem a devida observância das normas de saneamento básico previstas nesta Lei, no Plano Municipal de Saneamento Básico e demais normas municipais;

 

 

 

II – adoção de critérios objetivos de elegibilidade e prioridade, levando em consideração fatores como nível de renda e cobertura, grau de urbanização, concentração populacional, disponibilidade hídrica, riscos sanitários, epidemiológicos e ambientais;

 

III – coordenação e integração das políticas, planos, programas e ações governamentais de saneamento, saúde, meio ambiente, recursos hídricos, desenvolvimento urbano e rural, habitação, uso e ocupação do solo;

 

IV – atuação integrada dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais de saneamento básico;

 

V – consideração às exigências e características locais, à organização social e às demandas socioeconômicas da população;

 

VI – prestação dos serviços públicos de saneamento básico orientada pela busca permanente da universalidade e qualidade;

 

VII – ações, obras e serviços de saneamento básico planejados e executados de acordo com as normas relativas à proteção ao meio ambiente e à saúde pública, cabendo aos órgãos e entidades por elas responsáveis o licenciamento, a fiscalização e o controle dessas ações, obras e serviços, nos termos de sua competência legal;

 

VIII – incentivo ao desenvolvimento científico na área de saneamento básico, a capacitação tecnológica da área, a formação de recursos humanos e a busca de alternativas adaptadas às condições de cada local;

 

IX – adoção de indicadores e parâmetros sanitários e epidemiológicos e do nível de vida da população como norteadores das ações de saneamento básico;

 

X – promoção de programas de educação sanitária;

 

XI – estímulo ao estabelecimento de adequada regulação dos serviços;

XII – garantia de meios adequados para o atendimento da população rural dispersa, inclusive mediante a utilização de soluções compatíveis com suas características econômicas e sociais peculiares;

 

XIII – adoção de critérios objetivos de elegibilidade e prioridade, levando em consideração fatores como nível de renda e cobertura, grau de urbanização, concentração populacional, disponibilidade hídrica, riscos sanitários, epidemiológicos e ambientais.

 

 

 

 

CAPÍTULO II

DO SISTEMA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

 

 

Seção I

Da Composição

 

Art. 10. A Política Municipal de Saneamento Básico contará, para execução das ações dela decorrentes, com o Sistema Municipal de Saneamento Básico.

 

Art. 11. O Sistema Municipal de Saneamento Básico fica definido como o conjunto de agentes institucionais que no âmbito das respectivas competências, atribuições, prerrogativas e funções, integram-se, de modo articulado e cooperativo, para a formulação das políticas, definição de estratégias e execução das ações de saneamento básico.

 

Art. 12. O Sistema Municipal de Saneamento Básico é composto dos seguintes órgãos:

 

I – Conselho Municipal de Saneamento Básico;

 

II – órgãos executores;

 

III – órgãos de regulação e fiscalização.

 

Art. 13. O Sistema Municipal de Saneamento Básico é composto dos seguintes instrumentos:

 

I – Plano Municipal de Saneamento Básico;

 

II – Fundo Municipal de Saneamento Básico;

 

III – Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico;

 

IV – Conferência Municipal de Saneamento Básico.

 

V – outros instrumentos definidos no Plano Diretor e nas demais legislações que regem a matéria.

 

Seção II

Do Conselho Municipal de Saneamento Básico

 

Art. 14. Fica criado o Conselho Municipal de Saneamento Básico, de caráter consultivo, sendo assegurada a representação de forma paritária das organizações nos termos da Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, conforme segue:

 

I – cinco (05) conselheiros representantes da Administração Pública municipal direta ou indireta, escolhidos dentre as áreas da saúde, educação, planejamento, procuradoria jurídica, prestadores de serviços públicos de saneamento básico, infraestrutura, meio ambiente, sem que ocorra duplicidade de representação por área;

 

II – cinco (05) conselheiros representantes das seguintes entidades não governamentais:

 

a) dois (02) representantes das Associações de Desenvolvimento de Microbacias;

b) um (01) representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA/SC;

c) um (01) representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imaruí – CDL;

d) um (01) representante de movimentos sindicais.

§ 1º Para cada membro titular será indicado um suplente.

§2º O desempenho das funções dos membros do Conselho não será remunerado.

 

§3º Reuniões ordinárias e extraordinárias serão iniciadas com a presença de, no mínimo, três quintos (3/5) dos membros do Conselho e suas deliberações serão tomadas pela maioria absoluta de seus membros.

 

Art. 15. O Conselho Municipal de Saneamento Básico terá como atribuição auxiliar o Poder Executivo na formulação da Política Municipal de Saneamento Básico.

 

Art. 16. O Presidente do Conselho Municipal será eleito pelo Plenário, para um mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução. 

 

Parágrafo único. Na ausência do Presidente a coordenação dos trabalhos ficará a cargo do Vice-Presidente.

 

Art. 17. O Conselho deliberará em reunião própria suas regras de funcionamento que comporão seu Regimento Interno em que constará, entre outras, a periodicidade de suas reuniões e a forma de convocação.

 

Parágrafo único. Até o prazo máximo de 60 (sessenta) dias após sua instalação, o Conselho Municipal de Saneamento Básico elaborará o seu Regimento Interno que deve ser homologado por Decreto Municipal.

 

Seção III

Dos Órgãos Executores

 

Art. 18. São órgãos executores do Saneamento Básico os responsáveis pela execução dos programas, projetos e ações das atividades pela Política Municipal de Saneamento Básico do Município.

 

Seção IV

Dos Órgãos de Regulação e Fiscalização

 

Art. 19. São órgãos de regulação do Saneamento Básico os responsáveis pela regulação e fiscalização da prestação dos serviços de água e esgotos do Município, em conformidade com os artigos 43 a 46 desta Lei, e com a Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007.

 

Seção V

Do Plano Municipal de Saneamento Básico

 

Art. 20. Fica instituído o Plano Municipal de Saneamento Básico, anexo a esta Lei, documento destinado a articular, integrar e coordenar recursos tecnológicos, humanos, econômicos e financeiros, com vistas ao alcance de níveis crescentes de salubridade ambiental para a execução dos serviços públicos de saneamento básico, em conformidade com o estabelecido na Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007.

 

Art. 21. O Plano Municipal de Saneamento Básico contemplará um período de 20 (vinte) anos e contém, como principais elementos:

 

I – diagnóstico da situação atual e seus impactos nas condições de vida, com base em sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais, socioeconômicos e apontando as principais causas das deficiências detectadas;

 

II – objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização, admitindo soluções graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais planos setoriais;

 

III – programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas, de modo compatível com os respectivos planos plurianuais, identificando possíveis fontes de financiamento;

 

IV – ações para emergências e contingências;

 

V – mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas;

 

VI – adequação legislativa conforme legislação federal vigente.

 

Art. 22. O Plano Municipal de Saneamento Básico, instituído por esta Lei, será avaliado anualmente e revisado a cada 4 (quatro) anos, ou quando se fizer necessário, sempre antecedendo à elaboração do Plano Plurianual.

 

§ 1º O Poder Executivo Municipal deverá encaminhar as alterações decorrentes da revisão prevista no caput deste artigo à Câmara dos Vereadores, devendo constar as alterações, caso necessário, a atualização e a consolidação do Plano anteriormente vigente.

 

§ 2º A proposta de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico deverá seguir as diretrizes dos planos das bacias hidrográficas em que estiver inserido, bem como elaborada em articulação com a prestadora dos serviços.

 

§ 3º A delegação de serviço de saneamento básico não dispensa o cumprimento pelo prestador do respectivo Plano Municipal de Saneamento Básico em vigor à época da delegação.

 

§ 4º O Plano Municipal de Saneamento Básico, dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, engloba integralmente o território do ente do Município.

 

Art. 23. Na avaliação e revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, tornar-se-á por base o relatório sobre a salubridade ambiental do Município.

 

Art. 24. O processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico dar-se-á com a participação da população.

 

Seção VI

Do Fundo Municipal de Saneamento Básico – FMSB

 

Art. 25. Fica criado o Fundo Municipal de Saneamento Básico – FMSB, como órgão da Administração Municipal, vinculado ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE.

 

§ 1º Os recursos do FMSB serão aplicados exclusivamente em saneamento básico no espaço geopolítico do Município, após consulta ao Conselho Municipal de Saneamento.

 

§ 2º A supervisão do FMSB será exercida na forma da legislação própria e, em especial, pelo recebimento sistemático de relatórios, balanços e informações que permitam o acompanhamento das atividades do FMSB e da execução do orçamento anual e da programação financeira aprovados pelo Executivo Municipal.

 

Art. 26. Os recursos do FMSB serão provenientes de:

 

I – repasses de valores do Orçamento Geral do Município;

 

II – percentuais da arrecadação relativa a tarifas e taxas decorrentes da prestação dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgotos, resíduos sólidos e serviços de drenagem urbana;

 

III – valores de financiamentos de instituições financeiras e organismos multilaterais públicos ou privados, nacionais ou estrangeiros;

 

IV – valores a fundo perdido, recebidos de pessoas jurídicas de direito privado ou público, nacionais ou estrangeiras;

 

V – doações e legados de qualquer ordem.

 

Art. 27. O resultado dos recolhimentos financeiros será depositado em conta bancária exclusiva e poderão ser aplicados no mercado financeiro ou de capitais de maior rentabilidade, sendo que tanto o capital como os rendimentos somente poderão ser usados para as finalidades específicas descritas nesta Lei.

 

Art. 28. O Orçamento e a Contabilidade do FMSB obedecerão às normas estabelecidas pela Lei Federal n° 4.320/64 e Lei Complementar 101/2000, bem como as instruções normativas do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e as estabelecidas no Orçamento Geral do Município e de acordo com o princípio da unidade e universalidade.

 

Parágrafo único. Os procedimentos contábeis relativos ao FMSB serão executados pelo Setor de Contabilidade do Município.

 

Art. 29. A administração executiva do FMSB será de exclusiva responsabilidade do Município.

 

Art. 30. O Poder Executivo, por meio do Setor de Contabilidade do Município, enviará, mensalmente, o Balancete ao Tribunal de Contas do Estado, para fins legais.

 

Seção VII

Do Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico

 

Art. 31. Fica instituído o Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico, que possui como objetivos:

 

I – coletar e sistematizar dados relativos às condições da prestação dos serviços públicos de saneamento básico;

 

II – disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e da oferta de serviços públicos de saneamento básico;

 

III – permitir e facilitar o monitoramento e avaliação da eficiência e da eficácia da prestação dos serviços de saneamento básico.

 

§ 1º As informações do Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico são públicas e acessíveis a todos, devendo ser publicadas por meio da internet.

 

§ 2º O Município poderá solicitar cooperação técnica à União para organizar o sistema local de informação em saneamento básico.

 

Seção VIII

Da Conferência Municipal de Saneamento Básico

 

Art. 32. A Conferência Municipal de Saneamento Básico, parte do processo de elaboração e revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, contará com a representação dos vários segmentos sociais e será convocada pelo Chefe do Poder Executivo ou pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico.

 

Parágrafo único. A Conferência Municipal de Saneamento Básico terá sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, proposta pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico e aprovada pelo Chefe do Poder Executivo.

 

CAPÍTULO III

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS

 

Art. 33. São direitos dos usuários dos serviços de saneamento básico prestados:

 

I – a gradativa universalização dos serviços de saneamento básico e sua prestação de acordo com os padrões estabelecidos pelo órgão de regulação e fiscalização;

 

II – o amplo acesso às informações constantes no Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico;

 

III – a cobrança de taxas, tarifas e preços públicos compatíveis com a qualidade e quantidade do serviço prestado;

 

IV – o acesso direto e facilitado ao órgão regulador e fiscalizador;

 

V – ao ambiente salubre;

 

VI – o prévio conhecimento dos seus direitos e deveres e das penalidades a que podem estar sujeitos;

 

VII – a participação no processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico;

 

VIII – ao acesso gratuito ao manual de prestação do serviço e de atendimento ao usuário.

 

Art. 34. São deveres dos usuários dos serviços de saneamento básico prestados:

 

I – o pagamento das taxas, tarifas e preços públicos cobrados pela Administração Pública ou pelo prestador de serviços;

 

II – o uso racional da água e a manutenção adequada das instalações hidrossanitárias da edificação;

 

III – a ligação de toda edificação permanente urbana às redes públicas de abastecimento de água e esgotamento sanitário disponíveis;

 

IV – o correto manuseio, separação, armazenamento e disposição para coleta dos resíduos sólidos, de acordo com as normas estabelecidas pelo Poder Público municipal;

 

V – primar pela retenção das águas pluviais no imóvel, visando a sua infiltração no solo ou seu reúso;

 

VI – colaborar com a limpeza pública, zelando pela salubridade dos bens públicos e dos imóveis sob sua responsabilidade;

 

VII – participar de campanhas públicas de promoção do saneamento básico.

 

Parágrafo único. Nos locais não atendidos por rede coletora de esgotos, é dever do usuário a construção, implantação e manutenção de sistema individual de tratamento e disposição final de esgotos, conforme regulamentação do Poder Público municipal, promovendo seu reúso sempre que possível.

 

CAPÍTULO IV

PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

 

Art. 35. A prestação dos serviços de saneamento básico atenderá a requisitos mínimos de qualidade, incluindo a regularidade, a continuidade e aqueles relativos aos produtos oferecidos, ao atendimento dos usuários e às condições operacionais e de manutenção dos sistemas, de acordo com as normas regulamentares e contratuais.

 

Art. 36. Toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis e sujeita ao pagamento das tarifas e de outros preços públicos decorrentes da conexão e do uso desses serviços.

 

§ 1º Na ausência de redes públicas de água e esgotos, serão admitidas soluções individuais de abastecimento de água e de tratamento e disposição final dos esgotos sanitários, observadas as normas editadas pela entidade reguladora e pelos órgãos responsáveis pelas políticas ambiental, sanitária e de recursos hídricos.

 

§ 2º A instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes.

 

Art. 37. Em situação crítica de escassez ou contaminação de recursos hídricos que obrigue à adoção de racionamento, declarada pela autoridade gestora de recursos hídricos, o ente regulador poderá adotar mecanismos tarifários de contingência, com objetivo de cobrir custos adicionais decorrentes, garantindo o equilíbrio financeiro da prestação do serviço e a gestão da demanda.

 

Art. 38. Os prestadores de serviços de saneamento básico deverão elaborar manual de prestação de serviço e atendimento ao usuário e assegurar amplo e gratuito acesso ao mesmo.

 

Art. 39. Os serviços públicos de Saneamento Básico poderão ser executados:

 

I – por entidade controlada direta ou indiretamente pelo Município de Imaruí;

 

II – por meio de concessão, mediante processo de licitação na modalidade concorrência pública;

 

III – por gestão associada entre entes da Federação, mediante consórcios públicos ou contrato de programa.

 

§ 1º Nos casos previstos nos incisos II e III, a autorização para contratação deverá ser para o Município de Imaruí, por um período não superior a trinta e cinco anos.

 

§ 2º Ao término dos contratos assinados nos termos do parágrafo anterior, fica-se encerrada a concessão ou a gestão associada.

 

§ 3º Será obrigatória realização de audiência prévia e consulta pública nos casos previstos nos incisos II e III nessa Lei;

 

CAPÍTULO V

ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS

 

Art. 40. Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada, mediante remuneração pela cobrança dos serviços:

 

I – de abastecimento de água e esgotamento sanitário: preferencialmente na forma de tarifas e outros preços públicos, que poderão ser estabelecidos para cada um dos serviços ou para ambos conjuntamente;

 

II – de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos: taxas ou tarifas e outros preços públicos, em conformidade com o regime de prestação do serviço ou de suas atividades;

 

III – de manejo de águas pluviais urbanas: na forma de tributos, inclusive taxas, em conformidade com o regime de prestação do serviço ou de suas atividades.

 

Parágrafo único. Observado o disposto nos incisos I a III do caput deste artigo, a instituição das tarifas, preços públicos e taxas para os serviços de saneamento básico observarão as seguintes diretrizes:

 

I – prioridade para atendimento das funções essenciais relacionadas à saúde pública;

 

II – ampliação do acesso dos cidadãos e localidades de baixa renda aos serviços;

 

III – geração dos recursos necessários para realização dos investimentos, com a finalidade do cumprimento das metas e objetivos do serviço;

 

IV – inibição do consumo supérfluo e do desperdício de recursos;

 

V – recuperação dos custos incorridos na prestação do serviço, em regime de eficiência;

 

VI – remuneração adequada do capital investido pelos prestadores dos serviços;

 

VII – estímulo ao uso de tecnologias modernas e eficientes, compatíveis com os níveis exigidos de qualidade, continuidade e segurança na prestação dos serviços;

 

VIII – incentivo à eficiência dos prestadores dos serviços.

 

Art. 41. Os serviços de saneamento básico poderão ser interrompidos pelo prestador nas seguintes hipóteses:

 

I – situações de emergência que atinjam a segurança de pessoas e bens;

 

II – necessidade de efetuar reparos, modificações ou melhorias de qualquer natureza nos sistemas;

 

III – negativa do usuário em permitir a instalação de dispositivo de leitura de água consumida, após ter sido previamente notificado a respeito;

 

IV – manipulação indevida de qualquer tubulação, medidor ou outra instalação do prestador, por parte do usuário;

 

V – inadimplemento do usuário dos serviços de saneamento básico, do pagamento das tarifas, após ter sido formalmente notificado.

 

§ 1º As interrupções programadas serão previamente comunicadas ao regulador e aos usuários.

 

§ 2º A suspensão dos serviços prevista nos incisos III e V do caput deste artigo será precedida de prévio aviso ao usuário, não inferior a 30 (trinta) dias da data prevista para a suspensão.

 

§ 3º A interrupção ou a restrição do fornecimento de água por inadimplência a estabelecimentos de saúde, a instituições educacionais e de internação coletiva de pessoas e a usuário residencial de baixa renda beneficiário de tarifa social deverá obedecer a prazos e critérios que preservem condições mínimas de manutenção da saúde das pessoas atingidas, de acordo com as normas do órgão de regulação.

 

Art. 42. Os valores investidos em bens reversíveis pelos prestadores constituirão créditos perante o Município, a serem recuperados mediante a exploração dos serviços, nos termos das normas regulamentares e contratuais e, quando for o caso, observada a legislação pertinente às sociedades por ações.

 

§ 1º Não gerarão crédito perante o Município os investimentos feitos sem ônus para o prestador, tais como os decorrentes de exigência legal aplicável à implantação de empreendimentos imobiliários e os provenientes de subvenções ou transferências fiscais voluntárias.

 

§ 2º Os investimentos realizados, os valores amortizados, a depreciação e os respectivos saldos serão anualmente auditados e certificados pela entidade reguladora.

 

§ 3º Os créditos decorrentes de investimentos devidamente certificados poderão constituir garantia de empréstimos aos delegatários, destinados exclusivamente a investimentos nos sistemas de saneamento objeto do respectivo contrato.

 

CAPÍTULO VI

REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

 

Art. 43. O Município poderá prestar diretamente ou delegar a regulação e a fiscalização dos serviços de saneamento básico, nos termos da Constituição Federal, da Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, e da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007.

 

Parágrafo único. As atividades de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico poderão ser exercidas:

 

I – por autarquia com esta finalidade, pertencente à própria Administração Pública;

 

II – por órgão ou entidade de ente da Federação que o Município tenha delegado o exercício dessas competências, obedecido ao disposto no artigo 241 da Constituição Federal;

 

III – por consórcio público integrado pelos titulares dos serviços.

 

Art. 44. São objetivos da regulação:

 

I – estabelecer padrões e normas para a adequada prestação dos serviços e para a satisfação dos usuários;

 

II – garantir o cumprimento das condições e metas estabelecidas;

 

III – definir tarifas que assegurem tanto o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos como a modicidade tarifária, mediante mecanismos que induzam a eficiência e eficácia dos serviços e que permitam a apropriação social dos ganhos de produtividade.

 

Art. 45. A entidade reguladora editará normas relativas às dimensões técnica, econômica e social de prestação dos serviços, que abrangerão, pelo menos, os seguintes aspectos:

 

I – padrões e indicadores de qualidade da prestação dos serviços;

 

II – requisitos operacionais e de manutenção dos sistemas;

 

III – as metas progressivas de expansão e de qualidade dos serviços e os respectivos prazos;

 

IV – regime, estrutura e níveis tarifários, bem como os procedimentos e prazos de sua fixação, reajuste e revisão;

 

V – medição, faturamento e cobrança de serviços;

 

VI – monitoramento dos custos;

 

VII – avaliação da eficiência e eficácia dos serviços prestados;

 

VIII – plano de contas e mecanismos de informação, auditoria e certificação;

 

IX – subsídios tarifários e não tarifários;

 

X – padrões de atendimento ao público e mecanismos de participação e informação;

 

XI – medidas de contingências e de emergências, inclusive racionamento.

 

§ 1º As normas a que se refere o caput deste artigo fixarão prazo para os prestadores de serviços comunicarem aos usuários as providências adotadas em face de queixas ou de reclamações relativas aos serviços.

 

§ 2º As entidades fiscalizadoras deverão receber e se manifestar conclusivamente sobre as reclamações que, a juízo do interessado, não tenham sido suficientemente atendidas pelos prestadores dos serviços.

 

Art. 46. Os prestadores dos serviços de saneamento básico deverão fornecer à entidade reguladora todos os dados e informações necessárias para o desempenho de suas atividades, na forma das normas legais, regulamentares e contratuais.

 

§ 1º Incluem-se entre os dados e informações a que se refere o caput deste artigo aquelas produzidas por empresas ou profissionais contratados para executar serviços ou fornecer materiais e equipamentos específicos.

 

§ 2º Compreendem-se nas atividades de regulação dos serviços de saneamento básico a interpretação e a fixação de critérios para a fiel execução dos contratos, dos serviços e para a correta administração de subsídios.

 

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

 

Art. 47. Os órgãos e entidades municipais da área de saneamento básico serão reorganizados para atender o disposto nesta Lei, no prazo de 30 (trinta) dias.

 

Art. 48. A presente Lei Complementar será regulamentada, no que couber, no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, contado da data de sua publicação.

 

Art. 49. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 50. Revogam-se as Leis n.ºs 1.390, de 01 de setembro de 2009, e 1.682, de 02 de abril de 2013.

 

Imaruí, 12 de setembro de 2017.

 

 

 

 

      

                                                                                         

RUI JOSÉ CANDEMIL JÚNIOR

Prefeito Municipal

 

 

 

 

Publicado no Diário Oficial dos Municípios – DOM.