Lei Ordinária 1911/2015
Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2015
Data da Publicação: 16/12/2015
EMENTA
- ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE IMARUÍ, PARA O EXERCICIO DE 2016.
Integra da Norma
LEI N° 1.911, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015.
ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE IMARUÍ, PARA O EXERCICIO DE 2016.
MANOEL VIANA DE SOUSA, Prefeito de Imaruí, no uso de suas atribuições legais, faço saber a todos os habitantes do Município, que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte, LEI:
Art. 1º – O Orçamento Geral do Município de Imaruí, abrangendo a administração direta, seus fundos, órgãos e autarquias, para o exercício financeiro de 2016, estima a Receita em R$ 24.117.725,00 (vinte e quatro milhões, cento e dezessete mil e setecentos e vinte e cinco reais) e fixa a Despesa em R$ 24.117.725,00 (vinte e quatro milhões, cento e dezessete mil e setecentos e vinte e cinco reais).
Art. 2º – O Orçamento da Prefeitura de Imaruí para o exercício de 2016, estima a Receita em R$ 21.240.400,00 (vinte e um milhões, duzentos e quarenta mil, e quatrocentos reais) e fixa a Despesa para Prefeitura – Poder Executivo em R$ 16.777.200,00 (dezesseis milhões, setecentos e setenta e sete mil e duzentos reais) e em R$ 4.463.200,00 (quatro milhões, quatrocentos e sessenta e três mil e duzentos reais) as Transferências Financeiras Concedidas para o Fundo Municipal de Saúde, para o Fundo Municipal de Assistência Social, para a Fundação Municipal de Meio Ambiente, para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e para a Câmara Municipal de Vereadores.
§ 1º – A receita será realizada mediante a arrecadação dos tributos, rendas e outras fontes de receitas correntes e de capital, na forma da legislação em vigor e das especificações constantes no anexo integrante desta Lei, como o seguinte desdobramento:
1 – PREFEITURA DE IMARUI |
|
RECEITAS |
|
RECEITAS CORRENTES |
19.204.800,00 |
RECEITA DE CAPITAL |
2.035.600,00 |
TOTAL: |
21.240.400,00 |
§ 2º – As Despesas da Prefeitura de Imaruí serão realizadas segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo à classificação institucional, funcional programática e natureza, distribuída da seguinte maneira:
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
II – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO DE GOVERNO |
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA |
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Art. 3º – O Orçamento do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IMARUI, para o exercício de 2016, estima a Receita em R$ 2.456.800,00 (dois milhões, quatrocentos e cinquenta e seis mil, e oitocentos reais), as Transferências Financeiras do Tesouro Municipal em R$ 2.712.000,00 (dois milhões e setecentos e doze mil) e fixa a Despesa em R$ 5.168.800,00 (cinco milhões, cento e sessenta e oito mil e oitocentos reais):
§ 1º – A Receita será realizada mediante arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de Governo, Outras Receitas Correntes e de Capital, da forma de legislação em vigor e discriminadas nos quadros anexos, bem como Transferências Financeiras Extra orçamentário, com os seguintes desdobramentos:
2 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE |
|
RECEITAS |
|
RECEITAS CORRENTES |
2.446.000,00 |
RECEITAS DE CAPITAL |
10.800,00 |
TOTAL DAS RECEITAS: |
2.456.800,00 |
TRANSF. FINANC. RECEBIDAS DA P.M.I. |
2.712.000,00 |
TOTAL: |
5.168.800,00 |
§ 2º – As Despesas do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IMARUÍ, serão realizada segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo à classificação institucional, funcional – programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:
I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
2 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE |
||
14.00 |
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE |
5.158.800,00 |
99.00 |
RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
10.000,00 |
|
TOTAL: |
5.168.800,00 |
II – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO
2 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE |
|
10 – SAÚDE |
5.158.800,00 |
99 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
10.000,00 |
TOTAL: |
5.168.800,00 |
III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA
2 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE |
|
0009 – SAÚDE PARA TODOS |
5.158.800,00 |
0019 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
10.000,00 |
TOTAL: |
5.168.800,00 |
IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA
|
DESPESAS |
|
3.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS CORRENTES |
4.852.500,00 |
3.1.00.00.00.00.00.00 |
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
2.533.000,00 |
3.3.00.00.00.00.00.00 |
OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
2.319.500,00 |
4.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS DE CAPITAL |
306.300,00 |
4.4.00.00.00.00.00.00 |
INVESTIMENTOS |
306.300,00 |
9.0.00.00.00.00.00.00 |
RESERVA DE CONTINGENCIA |
10.000,00 |
9.9.00.00.00.00.00.00 |
RESERVA DE CONTINGENCIA |
10.000,00 |
|
TOTAL: |
5.168.800,00 |
Art. 4º – O Orçamento do FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE IMARUI, para o exercício de 2016, estima a Receita em R$ 290.725,00 (duzentos e noventa mil, e setecentos e vinte cinco reais), as Transferências Financeiras do Tesouro Municipal em R$ 460.000,00 (quatrocentos e sessenta mil reais), e fixa a Despesa em R$ 750.725,00 (setecentos e cinquenta mil, e setecentos e vinte cinco reais).
§ 1º – A Receita será realizada mediante arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de Governo, Outras Receitas Correntes e de Capital, da forma de legislação em vigor e discriminadas nos quadros anexos, bem como Transferências Financeiras Extra orçamentário, com os seguintes desdobramentos:
3 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
|
RECEITAS |
|
RECEITAS CORRENTES |
290.725,00 |
|
|
TOTAL DAS RECEITAS: |
290.725,00 |
TRANSF. FINANC. RECEBIDAS DA P.M.I. |
460.000,00 |
TOTAL: |
750.725,00 |
|
|
|
§ 2º – As Despesas do FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE IMARUÍ, serão realizadas segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo à classificação institucional, funcional – programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:
I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
3 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
||
15.00 |
FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL |
740.725,00 |
99.00 |
RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
10.000,00 |
|
TOTAL: |
750.725,00 |
II – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO
3 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
|
08 – ASSISTÊNCIA SOCIAL |
740.725,00 |
99 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
10.000,00 |
TOTAL: |
750.725,00 |
III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA
3 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
|
0011 – ASSISTÊNCIA SOCIAL |
740.725,00 |
0019 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA |
10.000,00 |
TOTAL: |
750.725,00 |
|
|
|
IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA
3 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL |
||
|
DESPESAS |
|
3.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS CORRENTES |
647.225,00 |
3.1.00.00.00.00.00.00 |
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
205.000,00 |
3.3.00.00.00.00.00.00 |
OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
442.225,00 |
4.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS DE CAPITAL |
93.500,00 |
4.4.00.00.00.00.00.00 |
INVESTIMENTOS |
93.500,00 |
9.0.00.00.00.00.00.00 |
RESERVA DE CONTINGENCIA |
10.000,00 |
9.9.00.00.00.00.00.00 |
RESERVA DE CONTINGENCIA |
10.000,00 |
|
|
|
|
TOTAL: |
750.725,00 |
Art. 5º – O Orçamento da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE – FUNDEMA, para o exercício de 2016, estima a Receita em R$ 26.600,00 (vinte e seis mil e seiscentos reais) as Transferências Financeiras do Tesouro Municipal em R$ 110.200,00 (cento e dez mil e duzentos reais), e fixa a Despesa em R$ 136.800,00 (cento e trinta e seis mil e oitocentos reais).
§ 1º – A Receita será realizada mediante arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de Governo, Outras Receitas Correntes e de Capital, da forma de legislação em vigor e discriminadas nos quadros anexos, bem como Transferências Financeiras Extra orçamentário, com os seguintes desdobramentos:
9 – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE |
|
RECEITAS |
|
RECEITAS CORRENTES |
26.200,00 |
RECEITA DE CAPITAL |
400,00 |
TOTAL DAS RECEITAS: |
26.600,00 |
TRANSF. FINANC. RECEBIDAS DA P.M.I. |
110.200,00 |
TOTAL: |
136.800,00 |
§ 2º – As Despesas da FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE – FUNDEMA, serão realizadas segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo à classificação institucional, funcional – programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:
I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
9 – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE |
||
17.00 |
FUNDAÇÃO MEIO AMBIENTE IMARUI |
136.800,00 |
|
TOTAL: |
136.800,00 |
II – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO
9 – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE |
|
18 – GESTÃO AMBIENTAL |
136.800,00 |
TOTAL: |
136.800,00 |
III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA
9 – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE |
|
0018 – PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL |
136.800,00 |
TOTAL: |
136.800,00 |
IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA
9 – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE |
||
|
DESPESAS |
|
3.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS CORRENTES |
105.400,00 |
3.1.00.00.00.00.00.00 |
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
50.000,00 |
3.3.00.00.00.00.00.00 |
OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
55.400,00 |
4.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS DE CAPITAL |
31.400,00 |
4.4.00.00.00.00.00.00 |
INVESTIMENTOS |
31.400,00 |
|
TOTAL: |
136.800,00 |
Art. 6º – O Orçamento do SERVIÇO AUTONOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO – SAMAE, para o exercício de 2016, estima a Receita em R$ 103.200,00 (cento e três mil e duzentos reais) as Transferências Financeiras do Tesouro Municipal em R$ 231.000,00 (duzentos e trinta e um mil reais), e fixa a Despesa em R$ 334.200,00 (trezentos e trinta e quatro mil e duzentos reais).
§ 1º – A Receita será realizada mediante arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de Governo, Outras Receitas Correntes e de Capital, da forma de legislação em vigor e discriminadas nos quadros anexos, bem como Transferências Financeiras Extra orçamentário, com os seguintes desdobramentos:
8 – SERVIÇO AUTONOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO |
|
RECEITAS |
|
RECEITAS CORRENTES |
101.000,00 |
RECEITA DE CAPITAL |
2.200,00 |
TOTAL DAS RECEITAS: |
103.200,00 |
TRANSF. FINANC. RECEBIDAS DA P.M.I. |
231.000,00 |
TOTAL: |
334.200,00 |
§ 2º – As Despesas do SERVIÇO AUTONOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO – SAMAE, serão realizadas segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo à classificação institucional, funcional – programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:
I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
8 – SERVIÇO AUTONOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO |
||
16.00 |
SAMAE |
334.200,00 |
|
TOTAL: |
334.200,00 |
II – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO
8 – SERVIÇO AUTONOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO |
|
17 – SANEAMENTO |
334.200,00 |
TOTAL: |
334.200,00 |
III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA
8 – SERVIÇO AUTONOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO |
|
0017 – SANEAMENTO BÁSICO |
334.200,00 |
TOTAL: |
334.200,00 |
IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA
8 – SERVIÇO AUTONOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO |
||
|
DESPESAS |
|
3.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS CORRENTES |
241.000,00 |
3.1.00.00.00.00.00.00 |
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
40.000,00 |
3.3.00.00.00.00.00.00 |
OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
201.000,00 |
4.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS DE CAPITAL |
93.200,00 |
4.4.00.00.00.00.00.00 |
INVESTIMENTOS |
93.200,00 |
|
TOTAL: |
334.200,00 |
Art. 7º – O Orçamento da CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES, para o exercício de 2016, estima a Transferência Financeira Recebida da Prefeitura em R$ 950.000,00 (novecentos e cinquenta mil reais).
§ 1º – A Receita será realizada mediante Transferências Financeiras Extra orçamentário, conforme especificações desta Lei, sobretudo conforme disposições contidas no art. 29-A da Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
§ 2º – A Despesa do órgão CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES, será realizada segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo à classificação institucional, funcional, programática e natureza, distribuídas da seguinte forma:
I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL
6 – CÂMARA MUNICIPAL DE IMARUÍ |
||
01.00 |
CAMARA DE VEREADORES |
950.000,00 |
|
TOTAL: |
950.000,00 |
II – CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO
6 – CÂMARA MUNICIPAL DE IMARUÍ |
|
01 – LEGISLATIVA |
950.000,00 |
TOTAL: |
950.000,00 |
III – CLASSIFICAÇÃO POR PROGRAMA
6 – CÂMARA MUNICIPAL DE IMARUÍ |
|
0001 – PROCESSO LEGISLATIVO |
950.000,00 |
TOTAL: |
950.000,00 |
IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA
6 – CÂMARA MUNICIPAL DE IMARUÍ |
||
|
DESPESAS |
|
3.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS CORRENTES |
915.000,00 |
3.1.00.00.00.00.00.00 |
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS |
665.000,00 |
3.3.00.00.00.00.00.00 |
OUTRAS DESPESAS CORRENTES |
250.000,00 |
4.0.00.00.00.00.00.00 |
DESPESAS DE CAPITAL |
35.000,00 |
4.4.00.00.00.00.00.00 |
INVESTIMENTOS |
35.000,00 |
|
TOTAL: |
950.000,00 |
Art. 8º – Os Recursos da Reserva de Contingência são destinados ao atendimento dos passivos contingentes, intempéries, outros riscos e eventos fiscais imprevistos, superávit orçamentário e para obtenção de resultado primário positivo:
§1º – Para efeito desta Lei entende-se por ”Outros Riscos e Eventos Fiscais Imprevistos”, as despesas diretamente relacionadas ao funcionamento e manutenção dos serviços de competência de cada uma das unidades gestoras não orçados ou orçados a menor.
§2º A utilização dos recursos de Reserva de Contingência será feita por Ato Oficial do Chefe do Poder Executivo Municipal, observando o limite para cada evento de riscos fiscais especificado nesta Lei.
Art. 9º – Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado por ato próprio, a efetuar transposições de valores de dotações orçamentárias entre elementos de despesas correntes e de capital/modalidades de aplicações, alocados nas mesmas atividades e/ou projetos, até o limite de seu saldo.
Paragrafo único. As Destinações de Recursos, por sua vez, poderão ser alteradas por Ato do Chefe do Poder Executivo.
Art. 10 – O Executivo está autorizado, nos termos do art. 7º da Lei Federal nº 4.320/64, a abrir créditos adicionais suplementares, por Ato Oficial, até o limite de 80% (oitenta por cento) da Receita Estimada para o orçamento de cada uma das unidades gestoras, utilizando como fontes de recursos:
I – O excesso ou provável excesso de arrecadação, observada a tendência do exercício;
II – A anulação de saldos de dotações orçamentárias desde que não comprometidas;
III – Superávit financeiro do exercício anterior; e
IV – O produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-la.
Parágrafo Único. Excetua-se deste limite, os créditos adicionais suplementares, decorrentes de Leis Municipais específicas aprovadas no exercício.
Art. 11 – As despesas por conta das dotações vinculadas a convênios, operações de créditos e outras receitas de realização extraordinária só serão executadas ou utilizadas de alguma forma, se estiver assegurado o seu ingresso no fluxo de caixa.
Art. 12 – Os recursos oriundos de convênios não previstos no orçamento da Receita, ou o seu excesso, poderão ser utilizados como fontes de recursos para a abertura de créditos adicionais suplementares de projetos, atividades ou operações especiais por Ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.
Art. 13 – Durante o Exercício de 2016 o Executivo Municipal poderá realizar Operações de Crédito para financiamento de programas priorizados nesta Lei, na forma da legislação vigente.
Art. 14 – Fica o Executivo Municipal autorizado a firmar convênio com os Governos Federal, Estadual e Municipal, diretamente ou através de seus órgãos da administração direta ou indireta.
Art. 15 – Comprovado o interesse público e mediante convênio, acordo ou ajuste, o Executivo Municipal poderá assumir custeio de competência de outros entes da Federação.
Art. 16 – Faz parte integrante desta Lei, os ANEXOS extraídos da Lei Federal nº. 4320/64,
bem como os anexos vinculados a Lei Orçamentária Anual e exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Art. 17 – Ficam autorizados os ajustes nos anexos do Plano Plurianual 2014/2017 e nos anexos da Lei de Diretrizes Orçamentárias/2016, que se fizerem necessários em função de transposição de dotações constantes da presente Lei.
Art. 18 – Orçamento Geral do Município de Imaruí para o exercício de 2016, será a nível de modalidade.
Art. 19- Esta Lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2016.
Imaruí, 16 de dezembro de 2015.
MANOEL VIANA DE SOUSA
Prefeito Municipal
Publicado no Diário Oficia dos Municípios – DOM.