APAE de Imaruí realiza encontro de auto-defensores
A Escola Arco-Íris, sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Imaruí, realizou na última quinta-feira (08), em sua sede, um encontro de auto-defensores de toda a região litoral sul, que abrange as cidades de Imaruí, Imbituba, Laguna e outras, afim de reunir os auto-defensores para discutir os problemas das APAEs e esclarecer melhor o papel do auto-defensor.
Segundo a Diretora da APAE de Imaruí, Eliete Lima, o auto-defensor é um aluno da APAE, que é eleito pelos demais para exercer uma representação destacável e com voz ativa perante a diretoria da instituição. Cada APAE possui um casal de alunos auto-defensores, que também fazem parte da diretoria.
A APAE de Imaruí possui um casal de auto-defensores, Fernando e Rosângela, que representam ativamente os demais colegas. “É incrível a maneira que eles fazem suas reinvindicações. Eles representam muito bem todos os demais alunos, visando sempre uma melhora de infraestrutura da escola, conforto do ambiente e bem-estar coletivo. A função deles é de extrema importância para o funcionamento das instituições.” – Diz a Diretora Eliete.
O encontro realizado na última quinta-feira, contou com a presença do Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Santa Catarina, Deputado José Nei Ascari. O deputado é atual presidente da comissão e também o autor da lei que instituiu a semana do auto-defensor em todo o Estado de Santa Catarina, anualmente, toda segunda semana de julho. Na ocasião, ele discursou sobre a importância das APAEs e dos auto-defensores na conquista de seus direitos.
“O movimento de auto-defensores tem se fortalecido no Estado com as novas políticas públicas implantadas, chegando a ganhar uma semana específica no calendário anual, no mês de julho. A semana de promoção e valorização do auto-defensor conta com várias atividades, visando como causa e feito maior, a inclusão social e a garantia real de direitos humanos aos excepcionais.” – Conclui a Diretora da APAE de Imaruí, Eliete Lima.