Imaruí inicia o 3º Ciclo do PNAIC

Nesta terça-feira (08), às 14h no Centro de Educação Infantil Carlos Gomes, a secretaria municipal de Educação de Imaruí iniciou o 3º Ciclo do PNAIC – Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a abertura do seminário para os alfabetizadores.

O seminário tem como objetivo apresentar aos alfabetizadores, professores de 1º a 3º ano como funcionará o PNAIC em 2015. O programa em 2013 abordou a língua portuguesa, em 2014 matemática e agora em 2015 terá ênfase na interdisciplinaridade, ou seja, a interligação de todas as áreas do conhecimento. A finalidade é proporcionar aos alunos um melhor desempenho durante o processo de alfabetização.

O PNAIC é um convênio entre os governos federal, estadual e municipal que envolve também os pais e a sociedade em geral que visa à alfabetização das crianças até os 08 anos de idade, ou seja, alunos de 1º ao 3º ano. O PNAIC mostra que a linguagem é condição para tudo e através do Plano de Alfabetização são capacitados os orientadores de estudos que posteriormente irão formar em seus municípios os demais alfabetizadores. Cada alfabetizador que atua em sala de aula nas séries de 1º a 3º ano recebe uma bolsa de incentivo no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para auxiliar nos custos durante sua formação.

A duração do curso é de 80 horas, ao concluir todos recebem a certificação. No total, este ano, estarão participando da capacitação 22 bolsistas e 15 ouvintes. “O PNAIC proporciona uma grande mudança na metodologia do trabalho dos professores, uma mudança para melhor, que é também o objetivo,” afirma Vanderléia Ivete Marques Matos, Orientadora de Estudo. Para a professora que atua na escola Osvaldo de Souza Siqueira, Maria Aparecida Alves da Costa Ramos, “A capacitação através do PNAIC me auxiliou muito na prática pedagógica, em como mediar o conhecimento e isto refletiu diretamente de forma positiva nos alunos.”